Eduardo de todos os campos
Há 10 anos, numa quarta-feira, num 13 de agosto como hoje, Eduardo Henrique Accioly Campos nos deixava, abrindo um difícil vácuo de ser preenchido.
Mesmo após a sua partida prematura, aos 49 anos, continua sendo lembrado como um líder jovem e promissor, com dois mandatos notáveis como governador de Pernambuco e uma longa e bem-sucedida trajetória política.
Homenagear um político de sua magnitude significa mais do que apenas prestar tributo. Significa também manter viva a visão de país que ele defendia e que, em sua atuação, buscou incansavelmente transformar em realidade.
Eduardo Campos, com suas convicções democráticas profundas e autênticas, e não eleitoreiras ou baseadas na retórica de um falastrão, dedicou-se de forma incansável à criação de um modelo de gestão marcado pela coerência entre diversas políticas públicas. Ele estabeleceu prioridades claras em áreas como educação, ciência e tecnologia, saúde pública, segurança, e também focou em questões de gênero, raça e cultura popular.
Não à toa, Eduardo foi o governador mais popular do Brasil quando governou Pernambuco.
Retomo a questão inicial: como honrar Eduardo Campos 10 anos após não o termos mais conosco? Certamente, transformando seu extenso legado político em um guia para a mudança no Brasil, que ainda busca justiça social, desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida de seus cidadãos.
Homenagem – Ontem, segunda-feira (12), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou uma sessão solene para homenagear o legado do ex-governador Eduardo Campos. A proposição foi feita pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e o evento contou com a participação de João Campos, prefeito do Recife e filho de Eduardo Campos.
Arraes, presente – Hoje também completam-se 19 anos desde que o ex-governador Miguel Arraes, avô de Eduardo, desencantou e deixou este plano. Natural do Ceará, Doutor Arraes fez de Pernambuco sua terra amada, à qual devotou trabalho e dedicação incansavelmente, deixando sua marca na história do Estado.
Ganhe o Mundo – Um dos legados de Eduardo Campos, o Programa Ganhe o Mundo irá levar mais 900 estudantes pernambucanos para intercâmbio no exterior. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra (PSDB) ontem.
Para refletir – Pernambuco conhecerá outro político da envergadura de Eduardo Campos?
Deixe o Seu Comentário