Com quase duas décadas dedicadas à advocacia, a advogada Diana Câmara, de 41 anos, oficializou, nos últimos dias, sua candidatura à vaga do Quinto Constitucional. O espaço é destinado a um representante da advocacia no Tribunal de Justiça de Pernambuco na função de desembargador. A disputa será realizada no dia 18 de novembro, de forma online, conforme edital da OAB-PE.
O espaço será ocupado em virtude da aposentadoria do desembargador Itabira Filho, que deixou a função em maio deste ano. O processo se dá em três etapas: a primeira delas entre a advocacia pernambucana, que pode votar em até seis nomes. Os mais votados formam a lista sêxtupla, que segue para o Tribunal de Justiça de Pernambuco. Este ano, pela primeira vez, haverá equidade entre os gêneros, com três vagas para as mulheres e três para homens.
Essa lista sêxtupla segue para votação dos desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que votam em até três nomes. Os mais votados, formam a lista tríplice e esta é enviada à chefe do Poder Executivo estadual, governadora Raquel Lyra, que escolhe quem será o novo magistrado do TJPE.
“Sei dos anseios e gargalos da classe, pois além de exercer uma advocacia militante, sempre tive uma forte atuação na OAB Pernambuco, onde ocupei diversos cargos, incluindo a Presidência da Comissão de Relações Institucionais, da qual me afastei recentemente para me dedicar à candidatura ao Quinto Constitucional, um processo essencial para garantir a representatividade e a pluralidade dos Tribunais e assim fazer deles um lugar de mais Justiça e inclusão social. Vamos juntos eleger a primeira desembargadora mulher do TJPE pelo Quinto Constitucional da advocacia”, afirmou Diana Câmara. A advogada atua nas áreas de Direito à Saúde, Direito Eleitoral e Direito Público.
Experiência
Na OAB, a advogada tem participação efetiva há mais de 12 anos, onde foi conselheira estadual por três vezes, tendo assumido, além da Presidência da Comissão de Relações Institucionais, as comissões de Direito Eleitoral e Direito Municipal, sendo a primeira mulher a assumir esses postos.
Na OAB Nacional, foi membro da Comissão Especial de Direito à Saúde e Secretária Geral da Comissão de Direito Eleitoral.
Deixe o Seu Comentário