Coluna da quarta-feira (14/08/2024)

Leia a coluna complesta desta quarta-feira, dia 14 de agosto de 2024
Foto: Reprodução/redes sociais

O bolsonarista que quer Bolsonaro bem longe

Eleito vice-prefeito de Jaboatão dos Guararapes na chapa de Anderson Ferreira (PL) em 2020, Mano Medeiros (PL) chegou à cadeira de prefeito após seu antecessor renunciar para disputar o governo de Pernambuco em 2022 com o apoio do então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Como chefe do Executivo jaboatonense, Mano se tornou um dos principais cabos eleitorais de Bolsonaro em Pernambuco. Agora, passado dois anos daquele pleito, o liberal parece querer apagar essa parte de sua trajetório e se afastar do ex-presidente o máximo possível.

A “vergonha” de Bolsonaro foi ainda mais notada durante as agendas do ex-mandatário em Pernambuco. Mano não esteve com o principal cabo eleitoral do PL em nenhum momento, nem mesmo quando Bolsonaro visitou uma igreja evangélica em Jaboatão. Para não ficar feio, a candidata a vice, a ex-vereadora Irmã Babate (PL), foi enviada para posar e pousar ao lado de Bolsonaro.

O afastamento de Mano em relação ao ex-presidente não ocorre por acaso. Segundo interlocutores do prefeito, pesquisas internas apontam para uma alta rejeição a Bolsonaro, o que poderia complicar a tentativa de Mano de renovar o mandato.

A “vergonha” calculada, contudo, tem desagrado os bolsonaristas, que foram importantes para colocar Mano onde ele está hoje, mas agora consideram traição seu posicionamento. Vale lembrar do que dizia Brizola — cujo partido que fundou, o PDT, está aliado a Mano até os dentes: “a política ama a traição e odeia o traidor”.

Outro lado – Se o prefeito Mano Medeiros tenta esconder Bolsonaro, o ex-prefeito Elias Gomes (PT), que quer voltar ao Executivo municipal, faz questão de mostrar a todo mundo que tem o apoio do presidente Lula (PT). Na semana passada, inclusive, ele foi até Brasília para apresentar ao líder-mor do PT suas principais propostas de governo para Jaboatão.

Folga para pedir voto – A Câmara dos Deputados terá apenas três dias de trabalho em setembro: 9, 10 e 11. As datas foram confirmadas durante a reunião de líderes da Casa, realizada na tarde da terça-feira (13). Até outubro, os parlamentares estarão dedicados às campanhas eleitorais, com alguns se candidatando e outros apoiando aliados políticos em seus municípios.

De volta – O vereador Amaro Cipriano Maguari (PP) voltou à Câmara Municipal do Recife ao assumir o mandato em reunião plenária realizada na manhã da terça-feira (13) no lugar de Michele Collins, em virtude de decisão judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Para refletir – A decisão de Mano Medeiros em se afastar de Bolsonaro pode levar o bolsonarismo em Jaboatão para deputada Clarissa Tércio (PP)?

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.