[the_ad_group id="540"]

Coluna do sábado (17/08/2024)

Leia a coluna completa deste sábado, 17 de agosto
Foto: Wesley D’Almeida

A estratégia do PSB para as eleições 2024

Com o início da campanha eleitoral, o número 40, do PSB, já está nas ruas e nas redes sociais de candidatos espalhados por Pernambuco.

Em todo o estado, o partido lançou mais de 70 candidaturas a prefeito, 22 a vice-prefeito e 1.476 para os cargos de vereador, demonstrando, mais uma vez, a força e as ideias do maior partido político de Pernambuco.

Ao todo, 41 prefeitos são filiados ao PSB, o que garante à legenda maior número de gestores entre os partidos pernambucanos. Dezesseis deles buscarão a reeleição este ano, a exemplo do prefeito do Recife, João Campos, crucial para os planos socialistas.

Além disso, em cidades onde não apresentou candidatos majoritários, a sigla compõe coligações competitivas, como ocorre em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Ipojuca, no Grande Recife, em Goiana, na Mata Norte, em Caruaru, no Agreste, e em Petrolina, no Sertão.

A estratégia para alcançar estes resultados é revelada pelo presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes: o partido fez o dever de casa ao longo de 2023, ano voltado à formação política da militância, e também na janela partidária de 2024, quando fortaleceu nomes internos que tinham pré-candidaturas colocadas e atraiu quadros que estavam interessados em se colocar na disputa por prefeituras ou vagas em câmaras municipais.

Para o dirigente, o saldo desse trabalho faz com que o PSB chegue às eleições deste ano com muita competitividade.

“Agora é o 40 em vários municípios do nosso estado e também nosso apoio nas cidades onde nossos aliados estão disputando, pois, quando eles vencem, também nos sentimos contemplados”, disse.

Polarização – A campanha no Recife começou com a tentativa do ex-deputado Daniel Coelho (PSD) de criar uma polarização com o prefeito João Campos (PSB). No cálculo, tentar passar Gilson Machado (PL) nas pesquisas.

Sem trégua – Mesmo não disputando eleição neste ano, a ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade) está com agenda intensa para apoiar aliados. Ontem, esteve em Jaboatão e no Cabo para caminhadas.

Dose tripla – Três campanhas vão movimentar o Estado até novembro. Além das disputas municipais, outra duas eleições correm em paralelo: OAB-PE e a disputa pela vaga da advocacia do Quinto Constitucional, que vai eleger o novo desembargador do TJPE. Entre os candidatos, o procurador federal Reinaldo Gueiros quer levar seus 31 anos de experiência nas áreas pública e privada para o pleito.

Para refletir – Agora na oposição, o PSB vai conseguir continuar como o maior partido de Pernambuco?

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.
[the_ad_group id="540"]