[the_ad_group id="540"]

Coluna da segunda-feira (26/08/2024)

Leia a coluna completa desta segunda-feira, dia 26 de agosto de 2024

Dize-me com quem andas

O candidato a prefeito de Olinda, Vinícius Castello (PT), levou uma multa de seis mil reais na tarde deste domingo (25) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Essa penalidade foi aplicada porque ele não cumpriu a ordem do TRE para retirar todas as propagandas em que o nome do candidato a vice não apareça em, no mínimo, 30%, como manda a Lei n° 9504/97.

Essa é a segunda vez em três dias que Vinícius é punido por descumprir a legislação eleitoral. Na última quinta-feira (21), ele já havia recebido uma ordem judicial para tirar as propagandas irregulares, mas isso ainda não foi feito nas redes sociais.

“Alega-se, em suma, que, nos termos da liminar concedida, o candidato representado deveria se abster imediatamente de utilizar o material de campanha que contenha o nome do candidato a vice-prefeito em proporção inferior ao limite legal de 30%, inclusive aquelas realizadas pelas redes sociais. Contudo, apesar de intimados, vários conteúdos irregulares ainda estão presentes nas redes sociais“, observou o magistrado.

Além da multa, o TRE decidiu que as publicações devem ser retiradas imediatamente e que deve ser comprovado que os conteúdos foram removidos das redes sociais do candidato.

Vinícius tem enfrentado críticas por ter escolhido um vice considerado bolsonarista para a chapa, e a aliança entre eles foi articulada pelo deputado Renildo Calheiros (PCdoB).

Independente de qualquer coisa, é essencial para o eleitor saber com quem o candidato anda.

Decisão – A juíza da 15ª Zona Eleitoral, Sílvia Maria de Lima Oliveira, indeferiu o pedido de candidatura de Lula Cabral (Solidariedade) a prefeito do Cabo de Santo Agostinho. Ele, que desponta como favorito em todas as pesquisas, disse que vai recorrer.

Empate – Pesquisa do Instituto DataTrends, divulgada nesta segunda-feira (26), revela que o atual prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e o ex-prefeito Zé Queiroz (PDT) estão empatados númericamente no cenário estimulado, com 39% das intenções de voto cada.

Artilharia pesada – A candidata a prefeita de Jaboatão Clarissa Tércio (PP) protagonizou uma caminhada acalorada pelas ruas de Cavaleiro, onde reafirmou sua determinação em mudar os rumos do município. Em um discurso enfático, Clarissa falou que é preciso “tirar Jaboatão da lama” e disparou duras críticas contra o atual prefeito, Mano Medeiros (PL).

Para refletir – Será que, finalmente, Vinícius Castello vai ter coragem de assumir seu vice de vez?

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.
[the_ad_group id="540"]