No último domingo, 6 de outubro, os eleitores do Recife foram às urnas para escolher seus representantes na Câmara Municipal, e o resultado trouxe alegria para uns e tristeza para outros.
Com a redução das vagas de 39 para 37, em virtude do censo demográfico do IBGE que atestou a diminuição da população na cidade, a eleição viu vários vereadores em busca de reeleição enfrentarem o desafio de aumentar a votação para não perderem o posto.
Pelo menos 13 vereadores da atual legislatura não renovaram o mandato. Destes, todos, exceto Ivan Moraes (PSOL) e Michele Collins (PP), que decidiram não concorrer à reeleição, foram derrotados nas urnas. Michele, contudo, elegeu o filho Alef Collins (PP).
Para especialistas ouvidos pelo blog, a diminuição do número de cadeiras na Câmara Municipal influenciou a competição, tornando o pleito ainda mais acirrado.
“Com um número reduzido de vagas, a luta por cada voto se tornou essencial e, como resultado, os vereadores que não conseguiram se reeleger enfrentaram a dura realidade de perder a eleição após anos de mandato”, diz o cientista político Pedro Oliveira.
Veja a lista dos vereadores do Recife não reeleitos:
Alcides Cardoso – PL
Almir Fernando – PSB
Chico Kiko – PSB
Doduel Varela – PSD
Eduardo Marques – PSB
Elaine Cristina – PSOL
Ivan Moraes* – PSOL
Jairo Brito – PT
Joselito Ferreira – PSB
Michele Collins* – PP
Osmar Ricardo – PT
Ronaldo Lopes – PP
Victor André Gomes – PV
*Não disputaram reeleição.
Deixe o Seu Comentário