[the_ad_group id="540"]

Raquel tem pior desempenho do século entre governadores de PE em eleições municipais

Com o encerramento do primeiro turno das eleições de 2024, a base aliada da governadora Raquel Lyra conquistou 87 prefeituras, o pior resultado para uma gestão estadual desde as eleições municipais de 2000.

Historicamente, as forças aliadas ao governo estadual elegiam pelo menos 120 prefeitos alinhados ao Palácio do Campo das Princesas. Para se ter uma ideia destes números, o pior resultado havia sido em 2000, quando Jarbas Vasconcelos era governador e 120 aliados seus foram eleitos prefeitos. (Veja o gráfico abaixo)

Em contrapartida, a oposição conseguiu 81 prefeituras, enquanto 11 candidatos independentes também se destacaram nas urnas. Além disso, há três casos de candidaturas sub judice e dois prefeitos que a serem eleitos no segundo turno.

Além disso, entre os 10 maiores colégios eleitorais, a oposição triunfou em 6, incluindo a capital. O governo de Raquel Lyra teve sucesso apenas em Caruaru, reduto político da governadora, que esteve fortemente envolvida na campanha do prefeito reeleito Rodrigo Pinheiro (PSDB).

Na avaliação de deputados ouvidos sob reserva pelo Blog Marcelo Aprígio, o resultado do primeiro turno pode ser um termômetro para as eleições futuras, onde a mobilização e a estratégia da governadora serão cruciais para reverter esse quadro desfavorável.

Aliados do governo rebatem números

Aliados da governadora Raquel Lyra rebateram os números apurados pelo blog. Segundo eles, foram eleitos 123 prefeitos e prefeitas com apoio da governadora.

A contagem, porém, inclui aqueles que tiveram apoio também do PSB, como a prefeita reeleita de Serra Talhada, no Sertão do Estado, Márcia Conrado (PT).

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.
[the_ad_group id="540"]