[the_ad_group id="540"]

Pesquisa Olinda: Vinícius Castello lidera nas intenções de voto em novo levantamento

A eleição em Olinda caminha para seu desfecho, e Vinícius Castello (PT) aparece à frente de Mirella Almeida (PSD) na mais recente pesquisa do Instituto Exatta Estratégia e Pesquisa, realizada em parceria com o Diario de Pernambuco.

O levantamento mostra Castello com 54,46% dos votos válidos, enquanto Mirella soma 45,54%. A pesquisa ouviu 500 eleitores nos dias 19 e 20 de outubro, com margem de erro de 4,4 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.

Além disso, na pesquisa espontânea, onde os eleitores indicam seus candidatos sem que os nomes sejam mencionados, Castello mantém a dianteira, com 40,2% das intenções de voto, contra 33,8% de Mirella. Ainda, 17,2% dos eleitores permanecem indecisos e 8,8% declaram intenção de votar nulo ou em branco.

Outro dado importante é a convicção dos eleitores. A pesquisa mostra que 83,8% dos olindenses estão certos de sua escolha. Entre os eleitores de Castello, 90,1% afirmam que não mudarão de opinião até o dia da eleição, enquanto 86,1% dos eleitores de Mirella dizem estar decididos.

Apoios políticos e influência no eleitorado

A influência de figuras políticas no segundo turno em Olinda também foi avaliada. Segundo a pesquisa, 53,2% dos entrevistados afirmam que os apoios do presidente Lula (PT), da governadora Raquel Lyra (PSDB) ou do prefeito do Recife, João Campos (PSB), não interferem em seu voto.

No entanto, a rejeição a candidatos apoiados por Raquel Lyra é alta: 22% dos eleitores dizem que não votariam em um candidato vinculado à governadora, cuja gestão é desaprovada por 61,4% dos olindenses.

Por outro lado, João Campos, que teve uma vitória expressiva no Recife no primeiro turno, é o maior cabo eleitoral em Olinda, com 28,6% de influência sobre os eleitores, seguido pelo presidente Lula, que tem 26,2%. Lula, no entanto, mantém uma alta aprovação na cidade, com 61,2% de aprovação de sua gestão.

Em contrapartida, a administração do prefeito de Olinda, professor Lupércio (PSD), principal apoiador de Mirella, é desaprovada por 62% da população, dificultando a transferência de votos para a candidata, que enfrenta resistência tanto pela rejeição ao governo de Lupércio quanto pela desaprovação de Raquel Lyra, sua aliada.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número PE-09599/2024.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.
[the_ad_group id="540"]