[the_ad_group id="540"]

“Sou crente de verdade, não porque Renato Antunes me aprovou”, diz Ailce Moreira, liderança que participou de ato com Vinicius Castello

No contexto das recentes declarações do deputado estadual Renato Antunes (PL), que classificou como “apoio fake” o ato de evangélicos em favor do candidato Vinicius Castello (PT), o Blog Plural recebeu uma forte resposta de Ailce Moreira, filha de pastor, evangélica de longa data e ex-candidata a vereadora pelo PSOL.

Em um artigo enviado ao blog (que pode ser conferido abaixo), Ailce defende a pluralidade da comunidade evangélica e critica a tentativa de monopolizar a representação da fé cristã por meio de uma única perspectiva.

Ailce, que se descreve como “evangélica de berço”, batizada aos 12 anos, relembra que a fé cristã pertence a Jesus Cristo e não a figuras que, em sua visão, buscam usar a religião para fins políticos e de controle social.

No texto enviado ao Blog Plural, Ailce enfatiza que a diversidade é uma marca fundamental dos evangélicos no Brasil, e que nenhuma voz, seja ela política ou religiosa, pode falar em nome de todos.

Ailce Moreira participou do encontro realizado com Vinicius Castello e sublinhou a presença de importantes movimentos cristãos, como o Movimento Progressista Evangélico e o Movimento dos Trabalhadores Cristãos, que historicamente têm defendido a democracia e a diversidade religiosa.

Ailce Moreira é a segunda pessoa, da esquerda para direita, sentada à mesa

Mais cedo, a campanha de Castello afirmou que membros de igrejas como a Batista, Anglicana, Assembleia de Deus, Pentecostal de Cristo, Congregacional, entre outras denominações. Os nomes das lideranças, contudo, não foram citados.

Ailce ainda destaca a crescente presença de evangélicos em todos os setores da sociedade, inclusive na política de esquerda, defendendo pautas de justiça social, direitos humanos e proteção ambiental.

O artigo termina com uma reafirmação de que parte significativa da igreja evangélica em Olinda apoia Vinicius Castello, acreditando em suas propostas voltadas para a justiça social e a redução das desigualdades, alinhando-se aos ensinamentos de Jesus Cristo.

Leia a íntegra do artigo de Ailce Moreira:

“Sou filha de pastor, batizada desde os meus 12 anos. Como se diz na igreja, evangélica de berço. Batista de tradição, e crente de verdade não porque Ricardo Antunes me aprovou no Reino de Deus, mas porque tive um encontro com Jesus. O dono da Igreja é Jesus Cristo de Nazaré, e não, homens que se acham poderosos por conta de suas gravatas, posições sociais e agendas de opressão.

Os evangélicos e evangélicas do Brasil jamais podem ser definidos por uma única voz, porque são imensuravelmente diversos. Portanto, nenhum partido político, pastor ou parlamentar tem legitimação ou autoridade para falar em nome de todo o campo e menos ainda para julgar quem é ou não verdadeiramente crente.

Caminhamos para ser um país de maioria evangélica a partir de 2030 e, por isso mesmo, não se pode esquecer que estamos presentes em todos os setores da sociedade, inclusive na política partidária de esquerda, propodondo uma agenda de justiça, direitos humanos e dignidade para todas as pessoas.

Ontem, no encontro com Vinicius Castello, tínhamos representação diversa de igrejas e de movimentos cristãos importantes e históricos na defesa da democracia e da diversidade religiosa, como o Movimento Progressista Evangélico, o Movimento dos Trabalhadores Cristãos e o Igreja em Saída.

Reafirmamos, portanto, que Vinicius Castello, tem apoio, sim, de parte significativa da igreja evangélica de Olinda, que acredita na construção de políticas públicas que promovam justiça social e ambiental, reduzam as desigualdades e que não faça acepção de pessoas, se alinhando assim ao que Jesus nos ensinou.”

Ailce Moreira é jornalista, artista, servidora pública, evangélica, filiada ao PSOL e ativista dos direitos humanos e justiça climática.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.
[the_ad_group id="540"]