Em uma decisão unânime na última terça-feira (22), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) reformou a sentença de primeiro grau que impugnava a candidatura de Márcia Barreto (PSDB) para a prefeitura de Joaquim Nabuco, na Mata Sul.
Com a decisão, a candidata, mais votada nas eleições municipais, pode assumir o cargo, salvo uma reversão pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso haja novo recurso.
O PSDB, assim, passa a empatar com o PSB em número de prefeituras no estado, 31 para casa legenda. O cenário, entretanto, ainda pode sofrer mudanças.
O caso de Barreto foi julgado pelo desembargador Rogério Fialho, relator do processo, que considerou improcedente o pedido de impugnação baseado em uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).
A argumentação da impugnação apontava para supostas irregularidades na gestão de recursos da saúde, período em que a candidata ocupava o cargo de tesoureira.
No entanto, o relator e os demais desembargadores decidiram que uma liminar da Justiça Federal de Pernambuco, que suspende os efeitos do acórdão do TCU e retira o nome de Barreto da lista de responsáveis com contas julgadas irregulares, é o fator predominante para garantir sua elegibilidade.
Ranking de prefeitos
Com essa reviravolta, o PSDB equilibra forças com o PSB no cenário municipal do estado. No entanto, o embate entre os dois partidos ainda não chegou ao fim.
As legendas se enfrentarão novamente em Paulista, município da Região Metropolitana de Recife, onde ambos os partidos têm candidatos no segundo turno, uma disputa que pode alterar novamente a liderança no número de prefeituras.
Deixe o Seu Comentário