O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (29) que o deputado Hugo Motta, do Partido Republicanos da Paraíba, será seu candidato à presidência da Casa na eleição prevista para 1º de fevereiro de 2025.
“Após muitas conversas e, acima de tudo, ouvir com atenção, estou convencido de que o deputado Hugo Motta é o candidato com melhores condições políticas para construir convergências no parlamento. Ele demonstrou habilidade para unir polos aparentemente opostos com diálogo, leveza e altivez”, afirmou Lira, em pronunciamento realizado em frente à residência oficial do presidente da Câmara, em Brasília (DF).
Hugo Motta é o primeiro candidato oficialmente anunciado para a disputa pela presidência da Câmara.
Ao lado de Motta e outros aliados, Lira destacou que o líder do Republicanos, atualmente em seu quarto mandato, enfrentou os desafios vividos pela sua gestão na presidência da Casa.
“[Hugo Motta] saberá manter o ritmo da Câmara dos Deputados, seguindo a mesma fórmula que trouxe tantos bons resultados para o Brasil: respeito ao plenário, cumprimento da palavra empenhada e busca constante por convergência”, completou Lira.
Ele também mencionou possíveis concorrentes de Motta, como os deputados Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antônio Britto (PSD-BA), que podem disputar o cargo em fevereiro do próximo ano.
“Como presidente da Casa, um entre iguais, não seria adequado a mim cercear as legítimas aspirações de quem quer que seja”, afirmou Lira, acrescentando que teve conversas abertas e leais com ambos.
“A todos fiz apenas um pedido: busquem apoio entre deputadas e deputados, pois sem convergência não há governabilidade. E sem governabilidade, o país e a população sofrem”, alertou.
Arthur Lira não pode concorrer à reeleição, pois a Constituição proíbe a recondução do presidente da Câmara na mesma legislatura.
Deixe o Seu Comentário