[the_ad_group id="540"]

Lula Cabral tem candidatura deferida pelo TSE e poderá assumir prefeitura do Cabo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira reformar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e autorizou o registro de candidatura de Lula Cabral (SD) ao cargo de prefeito de Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, nas Eleições de 2024.

A decisão foi proferida pelo ministro Nunes Marques, que entendeu que a rejeição das contas do candidato pela Câmara Municipal ocorreu com base em irregularidades que não passaram por análise prévia do Tribunal de Contas, violando o devido processo legal.

O ministro ressaltou que o parecer prévio do Tribunal de Contas é fundamental para que o Legislativo julgue as contas dos gestores municipais. Na ausência dessa análise técnica sobre as irregularidades apontadas, a inelegibilidade do candidato foi afastada, garantindo seu direito à candidatura e respeitando a vontade popular.

Essa decisão reforça o entendimento de que, para caracterizar inelegibilidade, as irregularidades devem estar claramente identificadas no parecer do Tribunal de Contas, respeitando as garantias de ampla defesa e contraditório.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.
[the_ad_group id="540"]