O PDT e o PSB estão prestes a formalizar apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. O candidato já conta com o respaldo de oito partidos.
Inicialmente inclinados a apoiar Elmar Nascimento (União-BA), o PDT e o PSB agora negociam com Motta para não perder influência caso ele vença a eleição em fevereiro de 2025. Fontes indicam que o acordo pode ser oficializado no início da próxima semana.
Apesar do apoio formal das bancadas, o voto é secreto e individual, o que não garante automaticamente a adesão de todos os parlamentares. Para vencer, Motta precisa de pelo menos 257 votos para suceder Arthur Lira (PP-AL).
As negociações entre PDT, PSB e Motta se intensificaram com a perda de força de Nascimento. O PSB, em particular, busca uma posição na Mesa Diretora e mantém boas relações com Motta. Gervásio Maia, líder do PSB na Câmara, é do mesmo estado que o candidato e possui vínculos com o governador João Azevedo, uma das principais lideranças do PSB.
Atualmente, o PDT conta com 18 deputados e o PSB com 14. Motta já obteve o apoio de oito partidos, somando 324 parlamentares, que vão desde o PT do presidente Lula até o PL do ex-presidente Bolsonaro.
Deixe o Seu Comentário