Oscar Barreto, membro do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) e secretário de Meio Ambiente do Recife, negou que o partido tenha feito qualquer indicação para cargos na gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB).
A afirmação veio pouco após o Blog Plural noticiar a nomeação de Maurício de Josué (PT), vice-prefeito de Águas Belas, para a direção geral do ProRural, gerando especulações sobre uma possível aliança entre o PT e o governo estadual.
Segundo Barreto, a nomeação de Maurício está, na verdade, ligada à boa relação entre o atual prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo (PT), e a governadora, sem interferência do diretório do PT.
“O prefeito de Águas Belas é um bom quadro do PT, mas ele votou em Raquel, mesmo o PT estando do outro lado. Então, ele tem um canal privilegiado com a governadora. Esta indicação é fruto dessa relação entre eles. Em momento algum houve qualquer discussão dentro do PT sobre ocupar cargos no governo do estado”, afirmou ao blog.
Para Oscar Barreto, sugerir que o PT fez a indicação é um erro de interpretação, possivelmente intencional, para evitar que a real origem da nomeação seja identificada.
“Passar a ideia de que a indicação foi do PT não é verdade. Esta é uma barrigada dos caras, que não querem colocar suas digitais. Mas a digital é, possivelmente, do prefeito de Águas Belas”, destacou o secretário.
Barreto também comentou que a escolha de Maurício de Josué pode estar associada ao perfil dos grupo do prefeito de Águas Belas, fortemente ligado à agricultura familiar, setor em que o ProRural tem atuação direta.
“A governadora tem convidado gente de tudo que é lugar para compor o governo. Como o pessoal de Águas Belas é ligado à agricultura familiar, não havia outro cargo melhor para eles”, explicou.
O secretário enfatizou a necessidade de esclarecer a questão para evitar interpretações equivocadas sobre o posicionamento do PT em Pernambuco.
“Acho que não podia deixar que esta notícia se espalhasse com informações que não batem com os fatos reais da política”, afirmou. “Esta não é uma indicação do PT”, emendou.
Oscar Barreto reforçou ainda que o PT permanece alinhado com a Frente Popular, seguindo a orientação do presidente Lula, que defende a aliança como o melhor caminho para Pernambuco e o Brasil.
“O PT está na Frente Popular, salvo outra orientação do presidente Lula, que já deixou bem clara sua posição, de que o melhor para Pernambuco e para o Brasil é a aliança com a Frente Popular. Tanto que nas eleições nossas coligações foram majoritariamente com o PSB”, concluiu.
Deixe o Seu Comentário