Circula nos bastidores do PL e no seio do bolsonarismo a informação de que o nome do ex-ministro do Turismo e ex-candidato à prefeitura do Recife, Gilson Machado Neto (PL), tem sido um dos que mais agradam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para uma possível chapa presidencial em 2026.
Segundo pessoas próximas, embora Machado queira disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, ele estaria disposto a abrir mão desse projeto e aceitar o posto de vice de Bolsonaro, caso o ex-presidente lhe faça o convite.
“Gilson sempre diz que missão dada pelo presidente Bolsonaro é missão cumprida”, afirmou um aliado do ex-ministro sob reserva da fonte.
Os rumores sobre a preferência de Bolsonaro por Machado ganharam força após a recente viagem do ex-ministro aos Estados Unidos, onde acompanhou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nas eleições norte-americanas. Machado ( e seu filho) foi o único bolsonarista graúdo a estar ao lado de Eduardo durante o período eleitoral nos EUA, participando inclusive de uma festa de vitória de Donald Trump no resort Mar-a-Lago, na Flórida.
Essa proximidade, segundo aliados, demonstra a confiança de Bolsonaro e de seu círculo mais próximo em Machado Neto, visto como um nome leal ao ex-presidente.
“Gilson em se destacado como um aliado fiel, mantendo-se ao lado de Bolsonaro independentemente dos altos e baixos políticos enfrentados pelo ex-presidente”, afirmo um parlamentar do PL sob reserva ao blog.
Além da questão da lealdade, a preferência de Bolsonaro por Gilson Machado Neto tem uma explicação estratégica. Com sua base eleitoral no Recife, Machado seria visto como um elemento essencial para a construção de uma campanha sólida na região Nordeste, onde Bolsonaro tradicionalmente enfrenta desafios para consolidar apoio popular.
Bolsonaro inelegível
Contudo, há um obstáculo significativo: Jair Bolsonaro atualmente está inelegível, após condenação por abuso de poder político em processo referente ao uso de dados sigilosos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apesar disso, aliados do ex-presidente afirmam que a preparação para 2026 continua, e Machado surge como o nome que agrada Bolsonaro para o posto de vice.
“A gente sabe que, em política, tudo pode mudar. Quando se fala de Bolsonaro, aí que tudo pode mudar mesmo. Se ele avaliar que uma composição é mais estratégica, ele pode, sim, mudar de ideia. Só vamos ter certeza mesmo em 2026”, afirma o parlamentar.
O Blog Plural procurou o ex-ministro Gilson Machado, mas não recebeu retorno até a última atualização desta matéria.
Deixe o Seu Comentário