A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para o biênio 2025-2027, realizada nesta segunda-feira (2), não definiu o vencedor para o cargo de 1º Secretário no primeiro turno. Com isso, a disputa entre Gustavo Gouveia (SD) e Francismar Pontes (PSB) segue para o segundo turno.
No primeiro turno, nenhum dos candidatos conseguiu alcançar a maioria absoluta de 25 votos necessários, o que gerou a necessidade de uma nova votação para decidir quem assumirá a 1ª Secretaria, cargo responsável pela gestão administrativa e financeira da Casa.
Os demais cargos da Mesa foram definidos de forma mais tranquila. Álvaro Porto (PSDB) foi reeleito presidente, Rodrigo Farias (PSB) foi escolhido para 1º vice-presidente, e Aglailson Victor (PSB) assumirá o cargo de 2º vice-presidente.
Para os cargos de secretários, a Alepe também manteve a estabilidade com a eleição de Claudiano Martins (PP) para 2º secretário, Romero Sales (UB) para 3º secretário e Alberto Feitosa (PL) para 4º secretário.
A eleição para a 1ª Secretaria será decidida no segundo turno, onde os deputados retornarão às urnas para escolher entre Gouveia e Pontes. Ambos os candidatos têm base de apoio sólida e esperam conquistar votos das bancadas que ainda não se definiram.
A votação final para o cargo de 1º Secretário será realizada logo após o intervalo da sessão. O vencedor precisará de 25 votos para garantir a vitória e assumir o cargo.
Deixe o Seu Comentário