A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para o biênio 2025-2027 teve como grande destaque a vitória de Francismar Pontes (PSB) na disputa pela 1ª Secretaria.
Após não conseguir os votos necessários para eleição no primeiro turno contra o atual 1º secretário, Gustavo Gouveia (SD), a eleição seguiu para o segundo turno, onde Pontes conseguiu conquistar os votos necessários para assumir o cargo.
Além da disputa pela 1ª Secretaria, os demais cargos da Mesa foram definidos de forma mais tranquila.
Álvaro Porto (PSDB) foi reeleito presidente, Rodrigo Farias (PSB) foi escolhido para 1º vice-presidente, e Aglailson Victor (PSB) para 2º vice-presidente. Para os cargos de secretários, a Alepe confirmou a eleição de Claudiano Martins (PP) para 2º secretário, Romero Sales (UB) para 3º secretário e Alberto Feitosa (PL) para 4º secretário.
Na corrida pela 1ª Secretaria, o segundo turno entre Francismar Pontes e Gustavo Gouveia refletiu uma disputa acirrada, com Pontes recebendo apoio do PP de Eduardo da Fonte e de outros aliados do PSB.
Ambos os candidatos precisavam de 25 votos para garantir a vitória no primeiro turno, mas como não alcançaram esse número, a votação foi para o segundo turno, onde Pontes prevaleceu.
Deixe o Seu Comentário