O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (3), que os recém-eleitos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não enfrentarão problemas na relação política com o Poder Executivo. Ambos foram eleitos no último sábado (1º) para mandatos de dois anos.
“Sou amigo dos dois, conheço o compromisso democrático que eles têm, e quero deixar claro que não haverá dificuldades na relação política com o Executivo”, declarou Lula em entrevista à imprensa após a reunião realizada no Palácio do Planalto.
Lula reforçou o compromisso de manter o diálogo com as lideranças partidárias e destacou que o governo só enviará ao Congresso projetos de interesse público. “Jamais enviaremos um projeto para a Câmara ou o Senado sem antes ouvir as lideranças partidárias, que são as responsáveis por defender essas propostas. Não vamos apresentar nada sem a anuência daqueles que trabalham para o país avançar”, afirmou o presidente.
Lula também destacou que disputas partidárias e ideológicas devem ficar em segundo plano após as eleições. “Tenho certeza de que nossa convivência será um exemplo de fortalecimento da democracia brasileira. A normalidade de um país se baseia na convivência pacífica entre os poderes, com cada um sabendo o papel que deve cumprir”, concluiu.
Prioridades do governo para o Congresso
Após o encontro, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou que o governo apresentará aos parlamentares, na próxima semana, os projetos prioritários do Executivo para o biênio.
Entre as propostas estão medidas de estímulo ao micro e pequeno empreendedor, isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, o novo Plano Nacional de Educação, ações de enfrentamento às mudanças climáticas e propostas de combate a crimes digitais.
Davi Alcolumbre e a presidência do Senado
O senador Davi Alcolumbre foi eleito presidente do Senado com 73 dos 81 votos, superando Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE). Além de presidir o Senado, ele assume a chefia do Congresso Nacional, função que já ocupou entre 2019 e 2021.
Alcolumbre afirmou que pretende conduzir um Legislativo forte e equilibrado, capaz de oferecer respostas concretas à sociedade em parceria com o Executivo.
“Nosso tempo deve ser totalmente dedicado a entregar resultados para a população. Não temos espaço para criar crises onde elas não existem”, destacou.
Ele também enfatizou a importância de apoiar a agenda do governo e aprimorar as propostas apresentadas, além de estimular novas iniciativas a partir do parlamento.
Hugo Motta e a presidência da Câmara
Hugo Motta foi eleito presidente da Câmara dos Deputados com 444 votos dos 513 parlamentares, derrotando Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ). Aos 35 anos, Motta se torna o mais jovem presidente da Câmara desde a redemocratização.
Após a reunião com Lula, o deputado destacou seu compromisso com a construção de uma pauta positiva para o país.
“Essa harmonia entre os poderes é o que o Brasil precisa. Vamos tratar as pautas do Executivo e do Legislativo sempre buscando uma agenda produtiva, com temas relevantes para a sociedade”, disse Motta.
Início dos trabalhos legislativos
Os trabalhos legislativos têm início nesta segunda-feira (3), com a sessão do Congresso Nacional convocada para as 16h.
Entre as primeiras tarefas dos parlamentares está a definição dos presidentes e vices das comissões temáticas permanentes.
Deixe o Seu Comentário