Ex-líder do governo Raquel integra novo comando do PSDB-PE após suposto acordo com Álvaro Porto

A intervenção da Executiva Nacional do PSDB no Diretório Estadual de Pernambuco expõe o avanço de articulações políticas capitaneadas pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, novo presidente da sigla no estado.

A medida teve como base uma representação apresentada por Ana Maria Passos Leandro, ex-candidata a vereadora em Canhotinho, município governado por Sandra Paes (Republicanos), esposa de Álvaro. O documento, cujo teor foi revelado pelo Blog Dantas Barreto, foi acatado pelo presidente nacional do partido, Marconi Perillo, que determinou a intervenção com base no art. 136-A do estatuto da legenda.

Entre os nomes indicados para compor a Comissão Interventora está o deputado Izaías Régis, ex-líder do governo Raquel Lyra na Alepe e atual 4º secretário da Casa. Nos bastidores, sua inclusão tem sido interpretada como parte de um possível acordo político articulado por Álvaro Porto, que teria condicionado a permanência de Izaías no partido à sua nomeação na comissão interventora.

A movimentação reforça o novo arranjo de forças dentro do PSDB local, distanciando-se do grupo ligado à governadora Raquel Lyra.

Denúncias de irregularidades

A representação de Ana Maria traz denúncias de irregularidades, incluindo a acumulação de cargos de tesouraria por Rodrigo Antunes Lira, tanto no PSDB quanto no PSD — partido presidido por Raquel Lyra em nível estadual.

Segundo ela, a situação caracteriza uma “grave e comprovada sobreposição de filiação funcional e ingerência indevida sobre os recursos públicos do Fundo Partidário do PSDB”.

A denunciante também apontou o uso da propaganda partidária do PSDB para enaltecer a gestão de Raquel Lyra, com participação da vice-governadora Priscila Krause nas inserções da legenda, o que, segundo Ana Maria, configura desvio de finalidade e favorecimento indevido a outro partido.

Na conclusão do parecer, Marconi Perillo reconheceu o esforço da gestão anterior na organização da legenda, mas diante da gravidade dos fatos apresentados, autorizou a intervenção imediata. A nova Comissão Interventora do PSDB de Pernambuco ficou composta da seguinte forma:

  • Presidente: Álvaro Porto de Barros
  • Secretário: Pedro Henrique Rocha de Paiva
  • Tesoureiro: Felipe Porto Barros Wanderley Lima
  • Membros: Yasmim de Oliveira Barros, Gabriel Lopes Porto de Barros, Izaías Régis Neto e Álvaro Figueiredo Maia de Mendonça

A reconfiguração do comando tucano em Pernambuco sinaliza uma ruptura definitiva com o grupo político da governadora e consolida a influência de Álvaro Porto na condução da sigla.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.