[the_ad_group id="540"]

Jogo educativo inspirado na poesia do Sertão do Pajeú vence principal prêmio de preservação cultural de Pernambuco

O jogo Pajeú Encantado – Primeira Versão, desenvolvido pelo jornalista, pesquisador e cineasta Jefferson Sousa, de Itapetim (PE), venceu o 1º lugar na categoria Formação do 10º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco, com nota máxima (100 pontos).

O prêmio é promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), vinculada à Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), e é considerado a principal premiação estadual voltada à valorização do patrimônio cultural e da memória popular.

A cerimônia oficial de entrega será realizada no próximo 18 de agosto (segunda), às 14h, no Cinema São Luiz, no Recife, dentro da programação da Semana Estadual do Patrimônio Cultural.

SOBRE O JOGO

Gratuito e disponível para Android e Windows (com link na bio do perfil @pajeuencantado), o Pajeú Encantado é um jogo de RPG por turnos com estética lúdica e narrativa totalmente ficcional, ambientado em um universo encantado inspirado pelo imaginário sertanejo. Ao longo da jornada, a pessoa jogadora vai descobrindo, de forma natural e não impositiva, centenas de poesias e dezenas de biografias de poetas e poetisas do Sertão do Pajeú, aprendendo sobre a cultura regional enquanto avança em batalhas, explorações e diálogos simbólicos.

A narrativa é protagonizada por Amanda, Helena, William e Cícero, quatro aventureiros com personalidades distintas que partem em busca da mítica “Cidade Flutuante” — lugar onde estariam reunidos os cânones da poesia popular nordestina, como Rogaciano Leite e Louro do Pajeú. A estrutura do jogo permite que o(a) jogador(a) defina a ordem das ações em combate, evolua os personagens, colete itens e personalize a estratégia de cada etapa.

Toda a concepção criativa, pesquisa, roteiro, programação, design de personagens e desenvolvimento geral foi feita por Jefferson Sousa. A equipe conta ainda com:

• Lehi Henri – Ilustrações
• Vivi Maria – Acessibilidade e audiodescrição
• Vitor Ribeiro – Apoio técnico em programação

Adotado por educadores de diversos municípios, o Pajeú Encantado já foi utilizado em atividades escolares e extracurriculares por dezenas de milhares de estudantes, tendo sido aplicado, entre outros, por nomes como:

• EREM Tereza Torres (Itapetim/PE)
• Alanne Farias – Senac (Patos/PB)
• Filipe Belemita – Belém do São Francisco/PE
• João Sales – Olinda/PE
• Danilo Leite – São José do Egito/PE
• Profª. Kellyanne – Caruaru/PE
• Camile Fernandes – Rede Municipal do Recife (EMAD – Aulas Digitais)

O projeto foi realizado com o patrocínio do Edital Microprojeto Cultural 2020–2021, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco, via Fundarpe e Funcultura.

Uma versão estendida em 3D já está em desenvolvimento, com novas abordagens pedagógicas e mais conteúdos sobre a tradição poética nordestina.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.
[the_ad_group id="540"]