Juventudes de PSB, PT e PCdoB divulgam nota de solidariedade à deputada Dani Portela

Screenshot

As juventudes partidárias de Pernambuco ligadas a PSBPT e PCdoB, junto com entidades do movimento estudantil e coletivos juvenis, divulgaram nas redes sociais uma nota pública de solidariedade à deputada estadual Dani Portela. O texto reagia ao que classificavam como “ataques políticos, racistas e misóginos” dirigidos à atuação parlamentar da deputada.

A manifestação, assinada por organizações como a JSB (PSB), UJS (PCdoB), a JPT (PT), o Levante Popular da Juventude, além de entidades estudantis como UBESUNEANPGUEP e UMES, afirmava que o que está em curso “não é um debate institucional legítimo”, mas uma tentativa de deslegitimar e isolar lideranças negras que ocupam espaços de poder.

O texto descrevia Dani Portela como referência na defesa dos direitos humanos, da justiça social e no combate ao racismo estrutural, destacando sua trajetória marcada por coerência e compromisso com os mais vulneráveis. “Dani, você não está sozinha”, dizia a nota, ao afirmar que atacar a parlamentar é também atacar um projeto político coletivo, feminista, popular e antirracista.

Os grupos rejeitavam o que chamavam de “linchamento público disfarçado de fiscalização” e cobravam que processos políticos e institucionais sejam conduzidos com responsabilidade e ética, “não utilizados como ferramentas de perseguição”. Para as juventudes, as investidas contra a deputada não eram um episódio isolado, mas parte de uma “longa e perversa história de perseguição à presença negra em diversos espaços”.

Apesar da repercussão, a publicação com a nota e o card nas redes sociais foi apagada minutos depois de ser postada, sem que as organizações signatárias informassem o motivo da retirada.

Por volta das 17h40, as organizações republicaram a nota.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.