Diogo Moraes é eleito presidente da CPI da Publicidade na Alepe

O deputado Diogo Moraes (PSDB) foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Publicidade, instalada nesta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele recebeu cinco votos favoráveis, enquanto o deputado João Paulo Lima (PT) se absteve.

A base governista esvaziou a sessão e não participou da votação. O deputado Antonio Coelho (UB) foi escolhido vice-presidente e Waldemar Borges (MDB) relator, ambos também com cinco votos e uma abstenção.

Nova estratégia

Até a madrugada, o nome de Antonio Coelho era consenso para a presidência da CPI, mas a oposição decidiu mudar de estratégia horas antes da instalação.

O movimento foi motivado pelo temor de que a futura federação União Progressista – que será oficializada ainda hoje e terá como presidente o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) – pudesse, em articulação com o Palácio, alterar a composição da comissão, retirando Coelho da titularidade e incluindo um aliado da governadora Raquel Lyra (PSD), como a líder governista Socorro Pimentel. Nesse cenário, os governistas passariam a ter maioria por 5 a 4. Como presidente, Antonio não poderia ser substituído, o que levou à reconfiguração.

Dessa forma, a oposição definiu que Diogo Moraes, recém-filiado ao PSDB, assumiu a presidência, enquanto Coelho ficou com a vice-presidência, assegurando sua permanência como titular.

Deixe o Seu Comentário