Diogo Moraes vai para PSDB, mas segue usando PSB no Instagram

Recém-filiado ao PSDB, o deputado estadual Diogo Moraes ainda mantém nas redes sociais a identidade da antiga legenda, o PSB. No Instagram, o parlamentar segue utilizando o perfil @diogomoraespsb, mesmo após deixar o PSB e migrar para o ninho tucano.

A situação chama atenção porque a mudança partidária ocorreu em meio à instalação da CPI da Publicidade, nesta terça-feira (19), que investigará possíveis irregularidades em contratos de comunicação do governo Raquel Lyra (PSD). A ida de Moraes para o PSDB foi uma estratégia da oposição para enfraquecer a base governista dentro da comissão.

Para governistas ouvidos pelo Blog Plural, ao manter o “PSB” em seu nome de usuário no Instagram, o deputado reforça que a articulação não tem a ver com “o bem de Pernambuco, mas do PSB”.

Disputa sobre filiações

Na reunião de instalação da CPI, deputados governistas contestaram a participação de Diogo Moraes, Waldemar Borges e Júnior Matuto, argumentando que os três ainda apareceriam como filiados ao PSB e, por isso, não poderiam representar PSDB, MDB e PRD.

O TSE, no entanto, confirmou que as filiações já estão oficializadas. A deputada Dani Portela (PSOL), que presidiu a reunião, também esclareceu que, conforme o regimento interno da Alepe, a filiação passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial da Casa.

Crise no PSDB

A entrada de Moraes no PSDB abriu uma disputa interna. A deputada Débora Almeida (PSDB), aliada da governadora, recorreu à Justiça para anular a reunião em que foi destituída da liderança do partido e que oficializou a filiação do colega.

Ela aponta falta de prazo regimental na convocação, questiona o direito de voto de Moraes e cita o estatuto, que exige ao menos seis meses de filiação para votar e ser votado — prazo reduzido apenas em casos específicos.

Deixe o Seu Comentário