João Campos lidera em nova pesquisa, mas Raquel Lyra diminui distância

A mais recente pesquisa do Instituto Conecta reafirma a vantagem do prefeito do Recife, João Campos (PSB), sobre a governadora Raquel Lyra (PSD) na corrida eleitoral para o governo de Pernambuco em 2026.

No cenário estimulado, João ocupa 52% das intenções de voto, contra 31% de Raquel, mantendo uma folga consistente — ainda que menor — em relação à pesquisa anterior. No entanto, é fundamental observar que os contextos das duas pesquisas não são diretamente comparáveis.

Em abril, o instituto incluía o ex-ministro Gilson Machado (PL) como opção no cenário testado. Agora, Machado foi substituído por Eduardo Moura (Novo), o que, segundo especialistas ouvidos pelo Blog Plural, pode ter reorganizado a distribuição de votos, reduzido o espaço de indecisos e alterado o desempenho relativo dos principais nomes.

CandidatosAbril/25Agosto/25
João Campos (PSB)57%52%
Raquel Lyra (PSD)21%31%
Gilson Machado (PL)3%
Eduardo Moura (Novo)4%
Branco/nulo12%8%
NS/NR7%5%

No segundo turno simulado entre João Campos e Raquel Lyra, o socialista mantém vantagem: 53% contra 34% da governadora. Brancos, nulos e indecisos completam o quadro.5%

A pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 25 de agosto e ouviu 1,2 mil pessoas. O levantamento tem nível de confiança é de 95%, ou seja, se a mesma pesquisa fosse repetida 100 vezes, em 95 delas os resultados ficariam dentro da margem de erro, que é de 2,83 p.p para mais ou para menos.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.