Coluna Plural (08/09): UFPE defende autonomia após ação de Rodrigo Pinheiro e Fernando Monteiro

A visita do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), ao ministro da Educação, Camilo Santana (PT), no dia 3 de setembro, articulada pelo deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos) para articular a transformação do Centro Acadêmico da UFPE no Agreste em campus pegou mal na instituição de ensino, que emitiu nota assinado pelo reitor e pelo vice-reitor, defendendo a autonomia universitária.

Na nota, os gestores afirmam terem recebido com com surpresa e estranhamento da comunidade acadêmica da UFPE o movimento do prefeito e do deputado. Isso porque, segundo o texto, a instituição não foi consultada anteriormente. A nota ainda manda um recado firme para Pinheiro e Monteiro: “Essa seria uma excelente oportunidade para os nobres políticos defenderem mais recursos para as universidades federais e não para discutir uma pauta administrativa interna da UFPE.”

Vale ressaltar que, legalmente, alguns assuntos cabem apenas à universidade decidir, dada sua autonomia. A criação de unidade administrativa, por exemplo, é assunto de ordem organizacional interna da universidade. Como tal, tem rito processual próprio e já praticado no relacionamento entre a universidade e a sua gestão central.

Por causa disso, a UFPE foi taxativa em sua nota: “tratar essa ou qualquer outra pauta interna, sem o devido diálogo com a reitoria e os conselhos superiores, é uma afronta à autonomia universitária.”

Democracia e justiça social – A governadora Raquel Lyra acompanhou o desfile cívico-militar em celebração aos 203 anos da Independência do Brasil e destacou a importância da democracia, da justiça social e da educação para o país.

Série C – O Santa Cruz Futebol Clube garantiu o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro no domingo (7). Diante da confirmação políticos de todos os lados logo tentaram garantir uma “foto” com o time do povo a fim de acenar para sua fiel torcida. A governadora Raquel (que é tricolor) foi uma delas. O alvirrubro prefeito João Campos, também. Até a ministra Luciana Santos (tricolor) entrou na onda.

Por falar nisso – Diante do acesso do Santa Cruz, quem pode lucrar politicamente é o presidente do clube, Bruno Rodrigues. Ex-deputado federal e atual presidente do Ceasa, Rodrigues pode voltar a disputar mandato em 2026 diante dos acertos de sua gestão no clube coral. Para isso, espera contar com o apoio da torcida. A ver.

Patriotismo diferente – A mobilização de 07 de Setembro puxada pela direita nacional reuniu milhares de pessoas na avenida Boa Viagem em Recife. Apesar de ser uma manifestação dita patriota, o destaque foi um boneco gigante de Donald Trump, presidente dos EUA, que acompanhou os três trios elétricos.

Para refletir – Qual a intenção de Rodrigo Pinheiro e Fernando Monteiro ao irem ao MEC para tratar de assunto interno da UFPE sem consultar a UFPE?

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.