A ‘virada de casaca’ de Osmar Ricardo e Luiz Eustáquio na Câmara do Recife

O plenário da Câmara do Recife viveu nesta segunda-feira (22) mais do que uma votação protocolar sobre a forma de escolha da Mesa Diretora. A derrota da proposta de restabelecer o voto secreto expôs uma contradição de dois veteranos da política local: os vereadores Osmar Ricardo (PT) e Luiz Eustáquio (PSB), que mudaram radicalmente de posição em relação ao tema em pouco mais de uma década.

Em dezembro de 2013, quando a Câmara decidiu acabar com a votação secreta para a direção da Casa, Osmar Ricardo foi um dos defensores mais firmes da abertura. À época, ele evocou a história do PT como um partido identificado com a transparência e disse que quando contrariou o Executivo foi a favor de seu eleitor.

“O debate tem que ser mais aberto e transparente. Isso não significa baixar a cabeça para o Executivo. Muitas vezes, votei contra o prefeito e não entendo que foi contra o meu partido, mas pelo meu eleitor”, afirmou, em discurso no plenário.

Luiz Eustáquio também votou contra a manutenção do sigilo em 2013. À época, ambos se alinharam a uma decisão que foi vista como avanço democrático no Legislativo municipal.

Doze anos depois, o cenário é outro. Osmar e Luiz Eustáquio engrossaram a lista dos dez parlamentares que apoiaram o retorno do voto secreto, derrotado por 24 votos contrários. A justificativa do ex-vereador Almir Fernando (PCdoB), autor da proposta, foi a de que o voto fechado evita constrangimentos e retaliações.

A mudança dos dois chama atenção porque contraria não apenas o histórico pessoal de cada um, mas também a memória coletiva da Câmara. Se em 2013 a bandeira da transparência estava associada à independência do Legislativo frente ao Executivo, em 2025 a defesa do sigilo pode ser interpretada como uma busca por maior proteção política em meio a disputas internas.

A questão que fica é: o que mudou?

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.