Câmara do Recife aprova requerimento para que Raquel Lyra demita médico que comemorou morte de Charlie Kirk

A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta terça-feira (23), por 13 votos a favor, 9 contrários e 4 abstenções, um requerimento apresentado pelo vereador Gilson Machado Filho (PL) solicitando à governadora Raquel Lyra (PSDB) a exoneração de um médico vinculado à Secretaria Estadual de Saúde.

O motivo foi um comentário feito pelo profissional em rede social, no qual, ao celebrava o assassinato do ativista americano Charlie Kirk. No texto, o médico utilizou termos como “mira impecável” e fez referência à “coluna cervical”, exaltando a letalidade do disparo e o resultado fatal.

No texto aprovado em plenário, o vereador Gilson Machado argumenta que a conduta é incompatível com a função pública exercida pelo médico e fere os princípios da ética e da moralidade administrativa. O requerimento apela diretamente à governadora para que adote “com a urgência que o caso requer” as providências necessárias para afastar o servidor.

Cruzada

O episódio ocorre em meio a um ambiente político nacional no qual parlamentares e grupos de direita vêm travando uma cruzada contra manifestações de adversários que, em diferentes ocasiões, celebraram mortes violentas. Nessas situações, lideranças da direita se mobilizaram para pedir responsabilizações e punições exemplares, transformando as redes sociais em palco de disputas políticas e ideológicas.

Em Pernambuco, o caso agora envolve diretamente a governadora Raquel Lyra, que recebeu o apelo formal da Câmara do Recife para a exoneração do médico funcionário da rede estadual de saúde.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.