Victor Marques adota tom crítico ao governo Raquel ao assumir Túnel da Abolição

A Prefeitura do Recife anunciou que vai assumir a gestão e a manutenção do Túnel da Abolição, localizado na Zona Oeste da capital, após sucessivos episódios de alagamentos que vêm comprometendo a mobilidade na região. A decisão foi comunicada pelo vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques (PCdoB), em vídeo divulgado nesta semana, no qual ele direcionou críticas ao Governo de Pernambuco pela falta de conservação do equipamento.

Segundo Victor, o túnel, que é de responsabilidade do Estado, apresenta infiltrações, falhas elétricas, bombas de drenagem sem manutenção e desgaste estrutural.

“As condições aqui hoje são de falta de cuidado claro. Eu não quero saber de quem é a culpa, a Prefeitura do Recife vai entrar para resolver esse problema. Se o Estado não teve condições operacionais de cuidar, a Prefeitura vai tomar essa iniciativa”, afirmou.

O gestor destacou que a administração municipal vai adotar medidas emergenciais para reduzir os transtornos de forma imediata, mas também prevê intervenções de médio e longo prazo para corrigir problemas mais complexos. Apesar da iniciativa, a Prefeitura pretende acionar a Justiça para cobrar do Governo do Estado os custos das obras.

“A partir de agora, sob mediação judicial, faremos o cuidado desse túnel e cobraremos toda eventual despesa que aconteça, porque o recifense não merece pagar sozinho”, acrescentou.

Próximo prefeito

A postura firme de Victor Marques ocorre em meio às especulações sobre uma possível candidatura do prefeito João Campos (PSB) ao Governo de Pernambuco em 2026.

Nesse cenário, o atual vice tende a herdar a gestão municipal e busca marcar posição diante de temas sensíveis à população, como os recorrentes problemas de infraestrutura que afetam a mobilidade urbana.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.