Coluna Plural (25/09): Túnel da Abolição marca virada política de Victor Marques

O episódio envolvendo o Túnel da Abolição, na Madalena, Zona Oeste do Recife, marcou um divisor de águas na trajetória política de Victor Marques (PCdoB), vice-prefeito da capital pernambucana e secretário de Infraestrutura. Ao assumir a dianteira da solução para um problema histórico, que envolvia alagamentos constantes e disputas de responsabilidade entre Estado e Município, Victor mostrou-se disposto a se apresentar como gestor de pulso firme, capaz de tomar decisões estratégicas mesmo em situações de impasse. O gesto não passou despercebido no meio político e abriu espaço para uma nova percepção sobre sua atuação.

A medida de intervir diretamente no túnel sem esperar a ação do governo estadual e anunciar isso mesmo sem a presença de João Campos (PSB), foi vista como sinal de maior autonomia. Victor explicou que haverá serviços com resultados a curto prazo, além de outros mais complexos, para médio e longo prazo, mas que, apesar da Prefeitura assumir a função, a Justiça será acionada para que o Estado seja cobrado pelos recursos investidos.

O reconhecimento público do prefeito João Campos à atuação do vice consolidou ainda mais a imagem de Victor. Ao agradecer sua iniciativa no caso do túnel, João não apenas reforçou a confiança dentro da gestão, como também deixou uma mensagem indireta ao eleitor: a de que a cidade estará em boas mãos quando ele deixar o cargo para disputar novos desafios políticos.

Nesse contexto, Victor Marques se projeta para além da função de vice. Seu nome passa a ganhar peso no debate político, especialmente diante da perspectiva de que, em abril de 2026, assumirá a Prefeitura do Recife com a provável renúncia de João Campos para concorrer ao Governo de Pernambuco. A forma como vem conduzindo questões estratégicas da cidade mostra que o caminho até lá será acompanhado de gestos calculados, consolidando sua imagem como peça central no tabuleiro político.

Além do MDB – Sem ter seu projeto de reeleição abraçado pelo MDB local, o senador Fernando Dueire já vê possibilidade de tentar um novo mandato por outra legenda. O Avante já estendeu os tapetes e anunciou aos quantros ventos que o espaço está aberto para Dueire. Basta só o senador querer. E ainda poderá disputar a eleição na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD).

Líder – Com crescimento recorde, Recife lidera formação em tecnologia no país. Em 2024, a cidade alcançou a marca histórica de 717,8 alunos de cursos superiores em TI por 100 mil habitantes, superando em quase 50% Brasília (488,7), que ocupa o segundo lugar no ranking nacional.

PEC da Blindagem – O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), arquivou nesta quarta-feira (24) a PEC da Blindagem. Ele seguiu o regimento da Casa e não levou a proposta para votação no plenário, como queriam alguns senadores.

Transnordestina – Os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Renan Filho (Transportes) anunciaram que as obras da Transnordestina serão retomadas. O primeiro trecho, que terá edital de licitação publicado no final de outubro, compreende mais de 73 quilômetros, ligando os municípios de Custódia a Arcoverde, no Sertão do Estado.

Para refletir – O eleitor já começa a enxergar Victor Marques como sucessor natural ou ele ainda precisa provar que pode carregar o peso da Prefeitura?

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.