Ramos deve lançar filha candidata a estadual e deixar irmãos Gouveia sem apoio em Paulista

O prefeito de Paulista, Ramos Santana (PSD), deve apostar na filha, Amanda Ramos, como candidata a deputada estadual em 2026. Secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do município, Amanda ainda não definiu em qual partido deve se filiar para disputar a eleição.

A movimentação ocorre após o rompimento entre o prefeito e o vice, Felipe Andrade (PSD). Até pouco tempo, o entendimento era de que Ramos apoiaria os irmãos Marcelo e Gustavo Gouveia, candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente, em uma articulação costurada por Felipe. Com o desgaste na relação entre prefeito e vice, o acordo político acabou desfeito.

Sob reserva, fontes próximas ao gestor afirmam que ele deve apoiar a filha para estadual e o deputado Clodoaldo Magalhães (PV) para federal. Nos últimos dias, aliados do prefeito têm circulado com Magalhães, como a própria Amanda e o ‘super-secretário’ Fabiano Santos. O apoio, contudo, não está 100% fechado por causa da proximidade do deputado com a ex-vereadora Irmã Yolanda, pré-candidata a deputada estadual.

O que está em jogo?

Segundo pessoas ligadas à gestão, a escolha tem um duplo objetivo: garantir protagonismo próprio para Ramos no pleito do próximo ano e, ao mesmo tempo, marcar território dentro da administração municipal.

A candidatura de Amanda deve servir como uma espécie de divisor de águas, separando o “joio do trigo” entre os nomeados: de um lado, os que seguem leais ao prefeito; de outro, aqueles que devem acompanhar o vice-prefeito após o racha.

O Blog Plural procurou o prefeito Ramos por meio de sua assessoria para comentar a matéria, mas até a última atualização da reportagem, não havia obtido retorno. O espaço segue aberto.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.