Coluna Plural (26/09): A primeira baixa de Raquel pode incentivar outras

A governadora Raquel Lyra (PSD) sofreu a primeira baixa dentro de sua base aliada, justamente em seu partido, o PSD. O prefeito de Xexéu, Thiago de Miel, anunciou nesta quarta-feira (24) apoio à pré-candidatura de João Campos (PSB) ao governo de Pernambuco em 2026. Em sua declaração, o gestor foi direto ao criticar a condução do Estado: “Pernambuco precisa de um governador que cuide da Mata Sul. Aliás, Pernambuco está gritando. Só não ouve quem não quer”, afirmou Thiago à jornalista Betânia Santana, da Folha de Pernambuco.

A saída do prefeito acende um alerta para a governadora. Isso porque o PSD soma 70 prefeitos filiados em Pernambuco, e parte deles tem histórico de ligação com o PSB ou foi eleito por partidos da oposição antes de migrar para a legenda comandada por Raquel em Pernambuco.

Nos bastidores, por exemplo, comenta-se que a prefeita de Dormentes, Corrinha de Geomarco (PSD), pode ser a próxima a desembarcar do bloco governista. Seu grupo político tende a acompanhar a ex-prefeita Josimara Cavalcanti, que recentemente decidiu apoiar João Campos ao Governo do Estado, o que pode fortalecer ainda mais a rede de adesões do socialista no Sertão.

O gesto de Thiago de Miel, portanto, não é apenas um movimento isolado, mas um sinal de que Raquel Lyra enfrenta risco de fissuras crescentes em sua base, sobretudo em regiões estratégicas como a Mata Sul e o Sertão. Sob reserva, um deputado governista me disse: “Muitos vieram para a base para garantir obras. Agora, quem já conseguiu está fazendo o natural caminho de volta.”

Saída – Por falar em baixa, a exoneração de Wilson de Paula da Fazenda pegou muita gente de surpresa em Pernambuco. Considerado competente e bastante elogiado até pela oposição, Wilson consegiu manter o equilíbrio fiscal no Estado e deve fazer falta na hora de desenhar o orçamento para 2026.

Articulação – Ao assumir a presidência do Partido Social Democrático (PSD) em Jaboatão dos Guararapes, Andréa Medeiros traçou como meta ampliar a visibilidade do partido. Articulada, desde a sua filiação, no mês de julho, tem conversado com lideranças e conquistado novos filiados. Tende a ser uma das eleitas para a Alepe no próximo ano.

Recursos – A preservação do patrimônio cultural do Recife vai ganhar novos investimentos. O Iphan e a Prefeitura do Recife anunciaram, nesta quinta-feira (25), a destinação de cerca de R$ 15 milhões em recursos do Novo PAC para obras de restauração em monumentos históricos da cidade.

Visita – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), se reuniu, nesta quinta-feira (25), com o vice-governador do Paraná, Darcy Piana (PSD), em Curitiba. O encontro teve como pauta central o desenvolvimento econômico, empreendedorismo e o fortalecimento dos municípios.

Para refletir – Se a primeira baixa veio de dentro do PSD, até onde vai a fidelidade da base de Raquel Lyra?

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.