Coluna Plural (27/09): Raquel mostra reação rápida e transforma Zé Martins em trunfo político

A chegada do prefeito de João Alfredo, Zé Martins, ao PSD representa um movimento de fortalecimento político para a governadora Raquel Lyra. Filiado histórico do PSB, Zé rompeu com a legenda que o projetou e decidiu integrar o partido que da governadora, que amplia sua base de aliados e reforça a presença do PSD em todas as regiões de Pernambuco.

A movimentação ganha ainda mais relevância pelo momento em que ocorre. Um dia após a baixa do prefeito de Xexéu, Thiago de Miel (PSD), que anunciou apoio a João Campos (PSB) na disputa ao Governo em 2026, Raquel respondeu com firmeza e trouxe para perto um quadro simbólico da antiga hegemonia socialista. A filiação de Zé Martins pode ser interpretada nos bastidores como um troco bem dado, um recado de que o Palácio do Campo das Princesas não está disposto a assistir passivamente à movimentação dos adversários.

Com a chegada de Zé, o PSD passa a contar com 71 prefeitos em Pernambuco, consolidando-se como o maior partido do Estado em número de prefeituras. O reforço numérico amplia não apenas o peso da legenda, mas também a capacidade de Raquel articular sua base para a eleição de 2026, em um cenário onde cada apoio no interior será decisivo para enfrentar a candidatura socialista.

Mais do que um ganho aritmético, a adesão de Zé é simbólica. Mostra que, apesar das perdas pontuais, Raquel Lyra tem conseguido reagir e construir alternativas políticas. O gesto indica que o governo está atento, em campo e pronto para neutralizar o avanço de João Campos, garantindo que a disputa pelo Palácio das Princesas em 2026 seja marcada por equilíbrio e intensa disputa no xadrez municipal.

Planos – O Republicanos de Pernambuco está num trabalho intenso de articulação e garimpando nomes fortes para construção de uma chapa proporcional competitiva para 2026. No Estado, o partido trabalha para eleger até cinco deputados estaduais no próximo ano.

Estradas – O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), vem ampliando as obras de requalificação da malha viária por meio do programa PE na Estrada. A iniciativa tem garantido mais segurança e conforto para motoristas e passageiros, além de facilitar o acesso a importantes polos turísticos do Estado.

Pioneira – A Alepe será o primeiro parlamento estadual do Brasil a firmar convênio com o Instituto Banco Vermelho (IBV), organização dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. Como marco da parceria, será instalado nesta segunda (30), às 14 horas, em frente à sede da Casa, um banco gigante vermelho, símbolo de mobilização social contra a violência doméstica e o feminicídio.

Fiesp – O ex-ministro e deputado federal Mendonça Filho foi anunciado como presidente do Conselho Superior de Educação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta quinta-feira (25).

Para refletir – O “troco” dado pelo Palácio pode desestimular novas deserções no PSD ou apenas acirrar a disputa nos bastidores?

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.