[the_ad_group id="540"]

Com votos do PSB, Câmara do Recife aprova repúdio à Parada da Diversidade e aplauso a ato de 7 de Setembro

A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta terç-feira (30), dois requerimentos do vereador Fred Ferreira (PL) que geraram forte debate político. Um deles concede Voto de Aplauso ao evento realizado em Boa Viagem no dia 7 de setembro de 2025, realizado por manifestantes de direita a favor da anistia aos condenados pelo 8 de janeiro. O outro registra Moção de Repúdio à realização da 24ª Parada da Diversidade de Pernambuco, realizada no dia 14 de setembro, no Parque Dona Lindu.

As propostas foram aprovadas por ampla maioria: 24 votos favoráveis contra 7 contrários. O resultado chamou atenção pelo apoio de vereadores do PSB, partido do prefeito João Campos, que se somaram à bancada do PL e de outras legendas na aprovação das matérias.

LEIA TAMBÉM: Rinaldo Júnior explica registro de votos em requerimentos polêmicos na Câmara do Recife

Nem todos os socialistas acompanharam esse posicionamento. Eduardo Mota e Eriberto Rafael se posicionaram contra, junto com Jô Cavalcanti (PSOL), Cida Pedrosa (PCdoB), Osmar Ricardo (PT), Eduardo Moura (NOVO) e Rodrigo Coutinho (Republicanos). A votação foi simbólica, mas os vereadores poderiam registrar publicamente seus votos, como fizeram os contrários aos requerimentos.

Zé Neto (PSB) presidia a sessão e não votou por questões regimentais. Ainda assim, a divisão interna no PSB acabou ajudando a garantir a vitória do vereador Fred Ferreira em plenário. Confira abaixo quem estava presente na sessão, segundo registros da Câmara.

“É lamentável que a Câmara do Recife tenha aprovado uma moção de repúdio a um evento que simboliza luta por direitos, liberdade e dignidade. A Parada da Diversidade é um espaço de afirmação da vida e da resistência de pessoas LGBTQIAPN+, que enfrentam violência e preconceito diariamente. Nosso voto foi contra essa moção porque acreditamos que o papel do Parlamento é defender direitos e não alimentar preconceitos”, afirmou Jô Cavalcanti ao Blog Plural.

O alinhamento de parte da bancada socialista a pautas conservadoras reforça a complexidade da disputa ideológica dentro da Casa de José Mariano. Enquanto Ferreira comemorou a aprovação como defesa dos “valores cívicos e da família”, parlamentares contrários destacaram que a moção contra a Parada da Diversidade representa um retrocesso no reconhecimento dos direitos da população LGBTQIA+.

Quem estava na sessão durante a votação

Aderaldo Pinto (PSB)
Agora é Rubem (PSB)
Alcides Teixeira Neto (Avante)
Alef Collins (PP)
Carlos Muniz (PSB)
Cida Pedrosa (PCdoB)*
Chico Kiko (PSB)
Davi Muniz (PSD)
Eduardo Mota (PSB)*
Eduardo Moura (NOVO)*
Eriberto Rafael (PSB)*
Fabiano Ferraz (MDB)
Felipe Alecrim (NOVO)
Felipe Francismar (PSB)
Fred Ferreira (PL)
Flávia de Nadegi (PV)
Gilberto Alves (PRD)
Gilson Machado Filho (PL)
Hélio Guabiraba (PSB)
Jô Cavalcanti (PSOL)*
Júnior Bocão (PSD)
Júnior de Cleto (PSB)
Luiz Eustáquio (PSB)
Natália de Menudo (PSB)
Osmar Ricardo (PT)*
Paulo Muniz (PL)
Professora Ana Lúcia (Republicanos)
Rinaldo Júnior (PSB)***
Rodrigo Coutinho (Republicanos)*
Samuel Salazar (MDB)
Thiago Medina (PL)
Zé Neto (PSB)**

*Votou contra os requerimentos
** Não votou por estar presidindo a sessão

*** Vereador Rinaldo Júnior afirmou não estar presente na sessão, pois encontra-se doente e de repouso em sua residência.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.
[the_ad_group id="540"]