Paulo Câmara deixa presidência do Banco do Nordeste nos próximos dias

O Governo Federal decidiu fazer mudanças na cúpula do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, deve deixar nos próximos dias a presidência da instituição financeira, cargo que ocupava desde 2023.

Com a saída de Câmara, também deixa o posto a diretora de Administração, Ana Teresa Carvalho. A expectativa é de que o presidente Lula defina ainda nesta semana os novos nomes que vão assumir as funções estratégicas do banco.

A saída de Câmara foi anunciada primeiro pelo portal CN7, do Ceará, e confirmada pelo secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, à Folha de S.Paulo.

Tanto Paulo Câmara como Ana Teresa Carvalho enfrentaram entraves relacionados à Lei das Estatais, que estabelece critérios para a ocupação de funções de comando em empresas públicas e sociedades de economia mista.

Câmara foi vice-presidente do PSB até janeiro de 2023, quando deixou o partido. A posse no BNB ocorreu em março amparada por uma liminar do então ministro do STF Ricardo Lewandowski, que suspendeu a quarentena prevista na Lei das Estatais.

Em dezembro de 2023, a liminar de Lewandowski foi derrubada pelo plenário, que modulou os efeitos da decisão para que, em situações como a de Câmara, o mandato fosse exercido até o fim.

Segundo Durigan, a saída acontece em cumprimento ao que determina a legislação, já que o ex-governador de Pernambuco está em período de quarentena partidária. “Foi uma decisão do próprio Paulo em acordo com a Fazenda”, afirmou.

A intenção inicial do governo, de acordo com assessores do presidente Lula, era mantê-lo no comando do banco até janeiro de 2026, quando se encerraria a quarentena. Só então um novo mandato seria delegado a Câmara. A mudança, portanto, ocorreu antes do previsto.

Outras mudanças

Além da presidência e da diretoria de Administração, também houve trocas em outros setores. Deixaram os cargos os diretores de administração, negócios e financeiro. Já foram reconduzidos os diretores de planejamento, Aldemir Freire; de ativos de terceiros, Antônio Jorge; e de controle de risco, Leonardo Dantas.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.