O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) realiza, na próxima segunda-feira (6), um ato de desagravo público contra o vereador do Recife Eduardo Ramos de Moura. O parlamentar é acusado de expor e desrespeitar profissionais de enfermagem da Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, durante uma fiscalização, realizada em março deste ano. A sessão de desagravo ocorrerá na própria unidade de saúde, no bairro de Casa Amarela, zona norte da capital pernambucana, a partir das 10h. O ato tem o objetivo de reafirmar a dignidade, honra e autoridade técnica dos profissionais de enfermagem afetados.
Segundo relato dos profissionais de enfermagem, durante o plantão do dia 16 de março deste ano, o vereador realizou uma “live” (transmissão ao vivo) nas dependências do serviço de pronto atendimento, expondo pacientes, acompanhantes e equipe sem autorização, mesmo após ser solicitado a interromper a gravação. Além disso, adotou postura ameaçadora e irônica, constrangendo e coagindo a equipe de enfermagem, comprometendo o ambiente de trabalho e a continuidade do atendimento em momentos críticos. A denúncia, amparada por vídeos, áudios e fotografias, foi formalmente apresentada ao Coren-PE e resultou na abertura de boletim de ocorrência policial.
O pedido de desagravo público foi analisado e deferido pelo Coren-PE em junho deste ano, com base no artigo 8º do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e na Resolução Cofen nº 774/2025. O Conselho destacou que apesar das prerrogativas institucionais do vereador para fiscalização, houve abuso de autoridade e desrespeito à equipe de enfermagem, ultrapassando os limites legais e éticos da atuação parlamentar.
“O desagravo público não apenas reconhece as inúmeras violências enfrentadas por esses profissionais, que muitas vezes são alvo de desrespeito e deslegitimação em suas funções, mas também promove um ambiente de trabalho mais seguro e digno, reafirmando o compromisso do Conselho em proteger esses trabalhadores. Ao assegurar que ofensas e injustiças sejam publicamente desmentidas, a resolução fortalece a ética profissional e a confiança da sociedade na assistência de enfermagem, garantindo que esses profissionais possam exercer suas atividades com o respeito e a valorização que realmente merecem”, explica a Conselheira do Coren-PE, Ana Caroline Soares.
Além da diretoria da unidade de saúde e representantes das equipes de enfermagem e médica, o Coren-PE convocou o vereador Eduardo Moura para a sessão de desgravo público, bem como o Presidente da Câmara de Vereadores do Recife, o vereador Romero Jatobá.
Diante da situação, o Coren-PE ressalta junto à sociedade, autoridades e instituições a importância do respeito, a proteção e a valorização quanto a atuação ética, legal e indispensável dos profissionais de enfermagem no sistema de saúde, seja ele público e privado. O ato de desagravo público reforça a missão do Conselho de combater atitudes agressivas, intimidatórias e constrangedoras contra os profissionais de enfermagem, garantindo um ambiente seguro, técnico e respeitoso para o exercício da profissão.
O espaço segue aberto para o vereador Eduardo Moura se defender.
Deixe o Seu Comentário