Não foi um lançamento de candidatura, mas soou como um. Nesta segunda (13), o PSB deixou claro: quer João Campos como candidato ao Governo de Pernambuco em 2026. A fala partiu do presidente estadual do partido, deputado Sileno Guedes, durante entrevista à Rádio Folha. Ele afirmou que há um “desejo muito grande” dentro e fora do PSB para que o prefeito dispute o comando do Estado.
Na prática, a declaração oficializa o que já era sabido nos bastidores: João é o nome natural do partido. A diferença é que agora o PSB resolveu dizer isso em voz alta. Sem evento, sem palanque, só a confirmação de um desejo político que, aos poucos, ganha forma de projeto.
O lançamento, ainda que indireto, consolida a estratégia socialista de posicionar João Campos como o principal nome da oposição ao atual governo estadual, comandado por Raquel Lyra (PSD). A fala de Sileno ocorre em meio a um ambiente político de tensão crescente entre PSB e o Palácio do Campo das Princesas. O episódio mais recente envolve a polêmica das creches: Raquel afirmou que a Prefeitura do Recife não indicou terrenos para novas unidades, enquanto Campos rebateu dizendo que enviou a lista de áreas desde agosto de 2023 e “aconselhou” a governadora a deixar o embate político para as eleições.
Ao oficializar o que já era evidente, o PSB transforma uma simples entrevista em um ato político simbólico. O partido tem candidato. O candidato é João Campos. E o time vai entrar em campo para ganhar. Assim, para o PSB, o “lançamento não-oficial” é, na prática, o primeiro passo público de uma pré-campanha que começa, discretamente, nos microfones do rádio, mas que deve ganhar força nas ruas nos próximos meses.
Aqui não – Na mesma entrevista, Sileno descartou a chance de um palanque duplo em Pernambuco, em que o presidente Lula (PT) seja apoiado simultaneamente por dois candidatos ao governo, como foi em 2006 com Eduardo Campos e Humberto Costa. “Os personagens são completamente diferentes”, pontuou ele.
Vaticano – O presidente Lula se reuniu nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão XIV. Pelas redes sociais, o mandatário brasileiro relatou ter conversado com o pontífice sobre “religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”. Ele também convidou o líder católico para a COP30 em Belém.
Mulheres – Em ato que representa um compromisso institucional com a defesa da vida das mulheres e o enfrentamento ao feminicídio, Câmara do Recife realiza nesta terça-feira (14), às 14h, uma ação simbólica de grande impacto: a instalação do Banco Vermelho Gigante na sede do Legislativo.
Apoio – O vereador do Recife, Fred Ferreira (PL), pré-candidato a deputado estadual, continua ampliando sua base de apoio com lideranças de todo o Estado. Em reunião no Recife, nesta terça(13), Ferreira anunciou a chegada do prefeito de Lagoa do Ouro, Edson Quebra Santo, ao seu projeto político.
Para refletir – Depois da entrevista de Sileno Guedes, ainda existe dúvidas de que a candidatura de João Campos é irreversível?
Deixe o Seu Comentário