[the_ad_group id="540"]

João Campos inaugura primeiro Arrecifes da Cidadania e anuncia expansão do projeto

Screenshot

A Comunidade do Bem, na Zona Sul do Recife, ganhou nesta sexta-feira (17) um novo equipamento público que promete transformar a oferta de serviços sociais na região. O prefeito João Campos (PSB) inaugurou o primeiro Centro Arrecifes da Cidadania, espaço voltado à inclusão social, produtiva e digital de famílias da localidade.

O equipamento é uma das ações do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar), com investimento de R$ 3,4 milhões. A gestão será feita pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, com o apoio das secretarias de Saúde, Trabalho e Qualificação e Direitos Humanos, em um modelo integrado de políticas públicas.

O Arrecifes da Cidadania conta com um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ampliado, capaz de atender até 5 mil famílias de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O espaço oferece atendimento psicossocial, orientação jurídica, assessoria de carreira, cursos de qualificação profissional e ações de inclusão digital, reunindo uma equipe multidisciplinar com 24 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos e educadores.

Entre os serviços disponíveis estão o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Cadastro Único, que dá acesso a programas e benefícios sociais. Também serão ofertadas capacitações voltadas ao empreendedorismo e à formação tecnológica, com cursos como Canvas (modelagem de negócios), criação de sites e aplicativos, marketing digital, artesanato e elaboração de currículo e preparação para entrevistas.

Durante a inauguração, João Campos destacou que o projeto é um novo marco na política social do Recife.

“O Centro Arrecifes é uma inovação da nossa cidade. Ele é uma CRAS ampliado ou uma espécie de mini Compaz. Porque ele tem aqui os mesmos serviços da CRAS, mas tem também um espaço para formação profissional, atividades culturais, para fazer busca ativa na comunidade, e é uma interseção da assistência social com o empreendedorismo. É um equipamento de primeira para atender mais de 5 mil famílias, que vão ter a possibilidade de acolhimento para estarem sendo vistas e cuidadas pela Prefeitura.”

O gestor também confirmou que novas unidades do programa estão em andamento.

“Esse é o primeiro. Tem outros que a gente vai fazer. Já estamos fazendo em Afogados, a segunda unidade a ser inaugurada. Queria agradecer também à bancada federal, porque contribuiu com recursos para a gente construir o Centro Arrecifes.”

A implantação do Arrecifes da Cidadania faz parte de um conjunto maior de investimentos na Comunidade do Bem, que vem recebendo R$ 34 milhões em obras de urbanização e infraestrutura.

As intervenções incluem a criação de sistema viário, estações de tratamento de esgoto, rede de abastecimento de água, pavimentação e drenagem de 32 ruas e mais de mil ligações domiciliares à rede de esgoto.

Com essas ações, a Prefeitura do Recife busca consolidar um novo modelo de presença do poder público nas áreas mais vulneráveis, unindo assistência social, formação cidadã e oportunidades de geração de renda.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Rizia Lindolfo

Rizia Lindolfo

Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo na Uninassau.
[the_ad_group id="540"]