Coluna Plural (20/10): Mesmo entre eleitores de Raquel, Marília e Humberto dominam cenário para o Senado

Eleitores do prefeito João Campos (PSB) e da governadora Raquel Lyra (PSD) mostram caminhos distintos, mas com um ponto em comum quando o assunto é a disputa pelo Senado em 2026. Segundo pesquisa do Instituto França, divulgada nesta semana, os nomes mais lembrados pelos dois grupos são os de Marília Arraes (SD) e Humberto Costa (PT), ambos mais alinhados politicamente ao campo do prefeito socialista.

Entre os eleitores de João Campos, Marília lidera com 32,13%, seguida por Humberto, com 21,27%. Ambos superam com folga os demais nomes citados, como Anderson Ferreira (7,69%) e Miguel Coelho (7,24%). A força dos dois reflete não apenas o capital político acumulado, mas também a identificação com a base progressista que orbita o PSB. Marília, vale lembrar, foi adversária de Raquel Lyra no segundo turno de 2022 e mantém diálogo próximo com o grupo de João Campos, com quem compartilha pautas sociais e eleitorado semelhante.

No grupo de eleitores da governadora Raquel Lyra, o cenário é mais pulverizado, mas Marília (12,67%) e Humberto (11,76%) também aparecem à frente, seguidos por Eduardo da Fonte (4,52%), nome ligado ao centrão e próximo ao governo estadual, mas que não crava apoio à reeleição de Lyra A presença de Marília e Humberto nesse grupo surpreende e mostra que, mesmo entre quem apoia Raquel, há simpatia por figuras de outro campo político.

Apesar de os dois favoritos ao Senado estarem mais próximos de João Campos, Raquel Lyra tem mostrado habilidade em manter diálogo com parlamentares de campos opostos, como a senadora Teresa Leitão (PT) e o próprio Humberto Costa. A relação institucional e pragmática da governadora com o Senado tem garantido pontes políticas importantes, algo que poderá ser decisivo em um cenário de acirramento eleitoral.

Sobre a pesquisa – Foram ouvidas na amostragem feita por telefone 1.067 pessoas de todo o estado entre os dias 10 e 16 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e a confiabilidade de 95%.

Repúdio 1 – Em virtude do trágico acidente ocorrido com os empreendedores que retornavam de Santa Cruz do Capibaribe, e diante das declarações públicas feitas pelo influenciador Thalyson Girão, o prefeito Helinho Aragão (PSD) emitiu uma nota de repúdio, manifestando indignação com o uso indevido de uma tragédia para atacar o nosso Polo de Confecções.

Repúdio 2 – Quem também repudiou as declarações do influenciador foi o prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), e o ex-prefeito e secretário da cidade, Edilson Tavares (PP). Ambos emitiram notas firmes em defesa do Polo de Confecções, criticando a atitude de Girão.

Federal – A vereadora Marcelly da Aquarela, a mais votada da história de Paulista e atualmente em seu segundo mandato, lançou oficialmente sua candidatura a deputada federal pelo Republicanos.

Para refletir – Raquel Lyra conseguirá eleger um aliado ao Senado com esse cenário de favoritismo da oposição?

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.