‘Alepe Cuida’ se expande pelo Estado com serviços gratuitos de saúde, cidadania e bem-estar para os pernambucanos

Realizado desde 2023, o programa ‘Alepe Cuida’, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, chega a todas as regiões do Estado, beneficiando a população de baixa renda com programas de saúde, cidadania e bem-estar. Na 22ª edição, realizada em Paulista (Região Metropolitana do Recife) nesta quarta (26/11) e quinta-feira (27/11), o programa cumpriu cerca de quase cinco mil atendimentos, todos gratuitos.

Dentre as especialidades oferecidas em Paulista, estiveram consultas de dermatologia, clínica geral, ginecologia, otorrino, urologia e odontologia, além das ultrassonografias de mama, endovaginal, tireóide, abdômen total e a triagem para os exames oftalmológicos de catarata.

Sempre muito procurado nas edições do ‘Alepe Cuida’, o ambulatório do pé diabético (termografia), espaço voltado ao atendimento e à orientação de pessoas com a doença, também foi oferecido nesta edição aos moradores do Paulista.

À frente do programa como titular da Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe, Wildy Ferreira acredita que a iniciativa “entrou para o calendário de projetos sociais de Pernambuco”. “A cada edição vamos superando o número de atendimentos e fazendo mais pela população. Já andamos do litoral ao Sertão e vamos andar muito mais”, anunciou.

Uma das moradoras do município do Paulista, atendida pelo ‘Alepe Cuida’, Adriana Maria de Santana, de 49 anos, conseguiu, gratuitamente, exames em ginecologia. Recomendada a procurar o especialista da área, Adriana disse que aguardava há mais de um ano pela oportunidade de ser atendida.

“Eu agendei a consulta depois que fui informada por uma amiga e vi a chamada na televisão. É um programa muito bom, com muitos exames”, comemorou. Assim como Adriana, vários moradores de Paulista se dirigiram às unidades de serviços gratuitos instaladas na área externa do Paulista North Shopping Way, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Além de atendimento em saúde, onde a procura costuma ser maior, o ‘Alepe Cuida’ oferece ainda serviços de negociação de débitos de água em parceria com a Compesa); de luz (com a Neoenergia); crédito para microempreendedor individual (MEI) e autônomos pelo Banco do Nordeste e emissão de carteira de identidade pela Secretaria de Defesa Social (SDS), com isenção de taxa para maiores de 60 anos.

Detran e Defensoria Pública, também parceiras da Alepe no programa, oferecem retirada da CNH e orientação jurídica em casos de pensão alimentícia, divórcio e investigação de paternidade, respectivamente.
O primeiro secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, destacou a importância das parcerias e anunciou que o ‘Alepe Cuida’ será ainda mais fortalecido porque cumpre o papel de aproximar o Legislativo da população.

“O Alepe Cuida é uma conquista para o povo de Pernambuco. Temos importantes parcerias e o programa vai continuar cuidando do que é mais precioso em nossas vidas que é a saúde, e também com a cidadania. Na próxima semana estaremos em Olinda e, em janeiro, em Abreu e Lima”, adiantou.

Deixe o Seu Comentário