Raquel Lyra tem maior desaprovação do Nordeste e aparece como a terceira pior avaliada do país

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), lidera o índice de desaprovação entre os governadores do Nordeste e figura como a terceira mais rejeitada do Brasil, segundo levantamento divulgado pelo UOL com base em pesquisa do instituto AtlasIntel.

De acordo com os dados, 55% dos pernambucanos desaprovam a gestão de Raquel Lyra, enquanto apenas 33% aprovam e 12% dizem não saber ou não opinar. O percentual de desaprovação é o mais alto entre os governadores nordestinos avaliados na pesquisa.

No recorte nacional, Raquel Lyra aparece atrás apenas de Wilson Lima (União-AM), que registra 65% de desaprovação, e de Ibaneis Rocha (MDB-DF), com 60%. Com isso, a governadora pernambucana ocupa a terceira posição entre os gestores estaduais com pior avaliação no país.

Ainda segundo o levantamento, outros governadores do Nordeste apresentam índices de rejeição menores. No Maranhão, Carlos Brandão (PSB) soma 51% de desaprovação, abaixo do percentual registrado em Pernambuco.

A pesquisa ouviu 200.980 pessoas em todo o Brasil, entre os meses de outubro e dezembro de 2025. A margem de erro varia de 1 a 4 pontos percentuais, a depender do estado analisado.

Os números reforçam o cenário de desgaste enfrentado pela governadora pernambucana, especialmente em um momento de reorganização política e de olho nas disputas eleitorais que se aproximam.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.