Movimentos sociais convocam protesto contra aumento das passagens no Grande Recife

Screenshot

Movimentos sociais e entidades estudantis convocaram um grande ato público contra o aumento da tarifa de ônibus no Grande Recife. A manifestação está marcada para a próxima sexta-feira (23), às 16h, na Praça do Diário, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife.

O protesto é organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) e União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES-PE). As entidades denunciam o reajuste aprovado pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) e cobram melhorias no sistema de transporte público.

De acordo com os organizadores, o ato também se soma às mobilizações da Frente de Luta pelo Transporte Público, que apontou irregularidades na condução do processo de reajuste por parte do governo do Estado. Ainda nesta semana, o Ministério Público de Pernambuco acolheu a denúncia apresentada pela Frente e abriu uma representação para investigar possíveis desvios e falhas no procedimento adotado.

Os manifestantes defendem o cancelamento dos efeitos da reunião do CSTM que aprovou o reajuste, além da climatização e renovação da frota sem repasse de custos para os usuários. Entre as principais bandeiras do ato também está a defesa da Tarifa Zero em Pernambuco e no Brasil.

Em nota, as entidades afirmam que a sociedade civil pernambucana diz “um sonoro não” ao valor de R$ 4,50 e reforçam que o transporte público deve ser tratado como um direito social, e não como mercadoria.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.