Sob pressão, Raquel Lyra muda presidência da EPTI após escândalo envolvendo empresa do pai

O Governo de Pernambuco anunciou mudanças no comando da Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI) em meio a denúncias de falhas na fiscalização do transporte intermunicipal no interior do Estado.

O advogado Yuri Coriolano foi nomeado novo presidente do órgão, substituindo Antônio Carlos Reinaux. Os atos de exoneração, a pedido, e de nomeação foram publicados no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (21).

A EPTI entrou no centro da crise há cerca de uma semana, quando a oposição passou a denunciar a ausência de fiscalização adequada sobre empresas que operam linhas intermunicipais. As denúncias ganharam força após vir à tona o caso da Logo Caruaruense, empresa pertencente ao pai da governadora Raquel Lyra.

A empresa acabou encerrando suas atividades e devolvendo à própria estatal as linhas que operava depois que o episódio ganhou repercussão na mídia nacional.

Conforme relatório, desde 2022 nenhum dos 50 ônibus da frota da Logo Caruaruense passou pelas vistorias obrigatórias. Além disso, parte dos veículos operava com licenças vencidas desde 2021.

Somente após o escândalo vir à tona e em meio a um pedido de impeachment é que o Governo do Estado oficializou a troca no comando da EPTI.

Yuri Coriolano ocupava, desde outubro de 2023, o cargo de secretário executivo de Coordenação Estratégica da Casa Civil. Ele é bacharel em Direito, com pós-graduação em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Direito Eleitoral pela Escola Superior de Advocacia da OAB-PE/TRE, além de já ter atuado como diretor-geral de Assuntos Jurídicos da Secretaria de Saúde de Pernambuco.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.