Capivara na pista interrompe pousos e causa arremetidas no Aeroporto do Recife

Uma situação inusitada marcou a noite desta quinta-feira (22) no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. A presença de uma capivara na área operacional do terminal provocou a arremetida de aeronavesque estavam em procedimento de pouso.

De acordo com informações preliminares, o animal foi avistado na pista, o que levou a torre de controle a adotar os protocolos de segurança previstos para esse tipo de ocorrência. Por precaução, pilotos foram orientados a interromper a aproximação e realizar a arremetida, manobra considerada padrão para evitar riscos à operação e aos passageiros.

Dois voos foram impactados nem por quanto tempo as operações ficaram parcialmente afetadas. Não houve registro de feridos ou danos a aeronaves.

equipe do Blog Plural entrou em contato com a Aena Brasil, concessionária responsável pela administração do aeroporto. Em nota, a empresa disse que:

“Na noite desta quinta-feira (22), um colaborador de uma das empresas que atuam em solo, no Aeroporto Internacional do Recife, identificou a presença de um animal nas imediações da pista. Seguindo as normas de segurança operacional, o animal foi retirado do local e a pista de pousos e decolagens passou por inspeção, sendo logo liberada.

Durante este período, entre 21h14 e 21h25, duas aeronaves arremeteram, pousando em seguida. Todas as operações ocorreram em segurança.”

Casos envolvendo animais em áreas aeroportuárias são considerados críticos pela aviação civil e costumam gerar interrupções momentâneas até que a segurança seja restabelecida.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Marcelo Aprígio

Marcelo Aprígio

Jornalista pela UFPE. Foi repórter de política e economia no Jornal do Commercio e editor de conteúdo do Portal NE10/UOL. DRT 7839/PE.