Ivan Moraes reage à pré-candidatura de Alfredo Gomes e lembra maioria do PSOL na federação em PE

O pré-candidato do PSOL ao Governo de Pernambuco, o ex-vereador do Recife Ivan Moraes, reagiu ao anúncio da pré-candidatura do reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, pela Rede Sustentabilidade. Em declaração, Ivan adotou um tom de respeito institucional, mas fez questão de demarcar o peso político do PSOL dentro da federação no estado.

Ivan elogiou a atuação de Alfredo à frente da UFPE e também citou o ex-deputado Paulo Rubem Santiago, lançado ao Senado, como uma referência histórica do campo progressista. Ao mesmo tempo, ressaltou que a Rede tem legitimidade para apresentar nomes, mas destacou que o PSOL é majoritário na federação em Pernambuco.

“Somos uma federação em que o PSOL é maioria em Pernambuco e tenho certeza de que, em breve, chegaremos a um acordo programático a partir do que já vem sendo construído”, afirmou.

A fala indica que, embora reconheça o direito da Rede de lançar pré-candidaturas, Ivan defende que a definição do nome para a disputa ao Palácio do Campo das Princesas passe por uma construção política liderada pelo PSOL. O pré-candidato também demonstrou confiança na unificação do campo progressista em torno de seu nome.

Ivan ainda mencionou o deputado federal Túlio Gadêlha como peça importante no processo de diálogo interno e sinalizou que espera contar com o apoio das demais lideranças da federação.

Nos bastidores, a avaliação é de que a fala de Ivan funciona como um recado político: a pré-candidatura de Alfredo Gomes é vista como legítima, mas o PSOL pretende fazer valer sua maioria na federação na definição do projeto para 2026.

A situação acaba lembrando as eleições 2024, quando Túlio tentou se lançar à Prefeitura do Recife pela Rede, mas foi barrado pelo PSOL, que lançou a deputada estadual Dani Portela.

Deixe o Seu Comentário

Picture of Rizia Lindolfo

Rizia Lindolfo

Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo na Uninassau.